

Participantes
Poderão participar deste projeto quaisquer pessoas interessadas em praticar o iatismo, desde que tenham tempo e disposição para participarem dos treinamentos.
Também poderão participar os velejadores com alguma experiência, por meio das clínicas técnicas, ministradas por velejadores experientes de Brasília e de vários centros náuticos do país.
Participarão também crianças carentes de comunidades com vulnerabilidade social.
CLASSES BENEFICIADAS PELO PROJETO
Classe “laser”. Classe olímpica que já deu ao país várias medalhas. É uma classe em que o barco é tripulado por um único velejador. Pessoas de vários pesos, inclusive adolescentes, podem velejar no barco, havendo apenas a necessidade da troca da vela (pequena, média e grande) e da base do mastro.
Classe Snipe. Nessa classe os barcos são tripulados por 2 velejadores. O barco possui 2 velas: a buja e a mestra.
Classe Optimist. Essa classe é exclusiva para crianças de 7 a 15 anos de idade. É a classe de entrada dos futuros campeões, é a primeira escola que pode ter um velejador.
Classe Oceânica. É composta por barcos cabinados, grandes e tripulados por várias pessoas, de 4 a 8, conforme o tamanho do barco a ser utilizado por este projeto.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM VELEJADORES DE RENOME NACIONAL
O projeto prevê a realização de um grande número de clínicas técnicas, com a participação de velejadores de renome nacional, vindos dos maiores centros de vela do país. Nas clínicas estão previstas as participações de um instrutor de Brasília e um de fora, de forma a haver troca de experiência e um melhor aproveitamento dos velejadores participantes dessas clínicas.
INCLUSAO SOCIAL DAS CRIANÇAS CARENTES
As crianças carentes participantes deste projeto terão transporte personalizado, por meio de vans, que pegarão as crianças em suas casas e as conduzirão ao local das atividades esportivas, bem como as deixarão em suas respectivas casas após o final das atividades esportivas.
Todas as crianças carentes terão alimentação balanceada, incluindo almoços com sucos antes das atividades, e lanches no intervalo das aulas.
As crianças carentes receberão uniformes e materiais esportivos para participarem das aulas.
FESTIVAL DE SORVETE
No final de cada período letivo, haverá uma regata e um Festival de Sorvete, com a participação de todas as crianças carentes, bem como de todos os velejadores participantes do projeto e de personalidades e autoridades do esporte, como forma de confraternização e de busca da inclusão social das crianças carentes, por meio do esporte.

